12.1.06

Disarm


Discussões em mesa de bar são provavelmente tão contraproducentes quanto a estrada que leva o nada ao coisa alguma. Ninguém chega a conclusão nenhuma, ninguém convence ninguém. E no final da noite você sempre acaba chateado com seu amigo por ele ter sido tão idiota com você.

A última, entretanto, me fez pensar sob um ponto de vista que sem perceber faz parte do que eu penso há algum tempo, mas que precisava que alguém pusesse em palavras para se tornar parte da minha política de vida.

Eu sempre fui muito chata. Bem simples assim. A primeira impressão era a que ficava, e inevitavelmente ela não era a das melhores. Fosse com pessoas, filmes, livros ou principalmente bandas, se eu não conseguisse enxergar todas as qualidades do universo, automaticamente minha mente (pseudointelectual e prepotente) passaria a repudiar a existência de tão insignificante objeto. E sabe o que mais? Quanto mais distante eu me mantia dessas insignificâncias menos eu me divertia, e achava que isso era o que sustentaria a qualidade dos poucos que passassem pelo meu crivo.

Quanta idiotice.

Vejamos um exemplo: se eu tivesse parado aqui

e não tivesse tentado esse aqui

teria perdido este aqui


E tem mais. Teria me divertido bem menos. Teria conhecido bem menos. E essa limitação me deixa preocupada, principalmente quando penso sobre todas as bandas que eu conheci no ano passado, nem todas de uma qualidade técnica suprema, mas pelo menos atingindo o público desejado, e o quanto eu dancei, ri e cantei com essas músicas.

Vejam bem, não estou pregando a total falta de discernimento, mas um tanto de elasticidade na hora de simplesmente criticar. Acho que era isso que faltava em mim, e que espero estar mudando.

Uma das melhores coisas que podem acontecer comigo hoje é ser surpreendida. Por um álbum, uma banda, por uma pessoa. Ainda estou trabalhando na idéia de ser mais aberta quanto aos filmes... Um passo por vez.

Um comentário:

André disse...

Pois acho válidas as discussões, seja em bar, na tevê ou num blog, hehe. Seja por uma mínima idéia trocada, valeu.

Técnica não é tudo. Que Meg White o diga. Mas a intenção do artista é nula. Que Mano Chau o diga.

A primeira faz um som revolucionário sem profundidade técnica. O segundo tem propotência de dizer "verdades" com uma música extremante inadequada (pra não dizer insuportável!). Por mas que Mano tenha a mais autentica vontade, seu trabalho final não pode ser admirado. Enfim.