24.1.07

Suffragette city

Sexta passada Curitiba viveu um temporal absurdo. Saí da aula a noite com água literalmente pela canela. E no caminho pra casa, vários carros se encontravam parados, quase boiando, com seus pisca-alertas ligados, esperando por ajuda.
No sábado, uma amiga tropessou em um buraco na calçada e machucou o tornozelo.
Ontem, uma outra estorou o pneu do carro em um outro buraco, dessa vez na via mesmo.
Resumindo a ópera, Curitiba está cada dia mais largada. Vamos culpar a mesma administração que há praticamente 20 ANOS é a mesma. Ou talvez devessemos culpar o atual prefeito, por ter o mandato mais desleixado de todo esse período. Culpando quem for, a cidade continua com os defeitos estruturais de um lugar que a tanto tempo não vê ninguém novo no seu comando. Ganhar a eleição em Curitiba é fácil para os decendentes políticos da atual e duradoura gestação, e mais fácil ainda para os filhos daqueles que já foram governantes de alguma forma no estado.
O conservadorismo aqui é vergonhoso, e o apego ao passado mais ainda. Em época de eleição, continua-se usando como argumento o transporte coletivo criado há 15 anos atrás, o título de Capital Ecológica recebido há 13. A administração parou no tempo mesmo, talvez esses argumentos façam sentido então. O fato é que tantos prefeitos depois, o Jardim Botânico (símbolo da Capital Ecológica) encontra-se jogado às traças. O transporte coletivo (de primeiro mundo, como gostam de dizer por aqui) não supre mais a demanda. Se chove a cidade alaga, se não chove a cidade fede. As vias estão sucateadas, o ensino público até a quarta série está esquecido e mal existem creches.
O fato é que eu tenho vergonha, na verdade, dos meus co-habitantes. Dos que votam sem pensar e dos que pensam sem votar. Dos que não reclamam, nem cometam sobre o assunto. E mais do que tudo, dos que não enxergam todos estes problemas.
.
.
.
ps. Antes que me mandem mudar de Curitiba, como acontece toda vez que falo o que penso sobre a situação da cidade, fiquem sabendo que não pretendo ir embora e que tudo o que disse vem diretamente do fato de amar morar aqui e da tristeza que me dá pensar nos problemas de um lugar potencialmente tão bonito.

2 comentários:

André disse...

Curitiba fede!!!

hehehehe

E foda mesmo!

Amigo Imaginário disse...

Eu amo essa cidade, mas Curitiba ta complicada mesmo. É por isso que eu estou voltando para o interiorrrrr....hehehehehe

Bjs
=)